terça-feira, 21 de maio de 2013

Turbina

O que é?
1 - Turbina automotiva

Turbina é o termo dado à um motor rotativo construído com a função de transformar energia contida em um fluido (água, vapor, gás, etc...) trabalhado em um eixo para energia mecânica e térmica.
   Uma turbina nada mais é que um rotor que possui palhetas, pás, hélices, lâminas ou cubos ligado à um eixo que gira sobre mancais, podendo ser mancais de deslizamento, de pastilha e de rolamento (nao muito utilizado pela pouca resistência). O fluido em movimento faz uma força tangencial ao rotor que faz ele girar e ocorre a transformação de energia mecânica através do eixo, podendo essa força movimentar gerador elétrico, hélice, compressor, maquinas...



TIPOS DE TURBINAS (CATEGORIAS):
- Turbinas à gás
- Turbinas hidráulicas
- Turbinas aeronáuticas
- Turbinas eólicas



A Evolução

Moinho - Século XVI
    As turbinas eram usadas na Grécia antiga como roda d'água, mas tiveram maior ênfase na idade média onde haviam moinhos para moer cereais. Constituíam basicamente de um eixo/rotor vertical com as pás, palhetas ou aspas radiais que recebiam energia de correntes de água e no caso do moinho, recebia vento. 
Cata-vento - Século XXI
    Até aí houve pouca evolução, mas quando chegou no início da época de energia elétrica, encontrou-se maior procura em novas tecnologias para aprimoramento das ferramentas já existentes. Baseado nesse problema, Viktor Kaplan mostrou um modelo, pela primeira vez uma turbina de hélice que funciona de modo inverso à uma hélice de barco.

   Utilização

  Pode ser utilizada para movimentar outros tipos de equipamentos mecânico-rotativos, como compressores, bombas, ventiladores e quando usados para gerar energia elétrica, são ligados a geradores. Possui aplicações na área naval e na aeronáutica.
   As turbinas podem ser utilizadas tanto para ligar um simples ventilador (300kW), bem como pode ser usada para ligar um reator nuclear (1200 MW), da para ver diferença?

   Diferenças, potência e eficiência

   Pode-se ter energias continuas e variáveis, porém quando trata-se de energia elétrica costuma-se ter um valor continuo para manter a frequência da rede/energia constante.
   A diferença principal entre as turbinas é o fluido de trabalho. Em função disso, há outras, uma ligando a outra, como temperatura máxima (maior temperatura é a turbina à gás), potencia máxima (relativamente variável), pressão de trabalho (maior pressão é a vapor), vazão da massa de fluido e as dimensões (as maiores já construídas, são as hidráulicas).
  

OBS: 
- Atualmente, a maior parte da energia elétrica mundial é produzida com o uso de geradores movidos por turbinas.
- Os moinhos de vento que produzem energia elétrica são chamados turbinas de vento.     




Imagens: BLOGS do Google


Por: Tarcísio R. Gelaim

0 comentários: